quinta-feira, 11 de junho de 2009

9º ano - Grandes nomes da pintura - Profª.: Ângela

A temática dos capítulos estudados e dos textos interpretados nas aulas de Língua Portuguesa no segundo bimestre foi a Arte.
Eis o resultado da apreciação dos alunos /colegas quanto à vida e obra dos pintores:
. Tarsila do Amaral - Abaporu;
. Michelangelo - Davi / Pietá / A criação de Adão;
. Eugene Delacroix - A liberdade guiando o povo;
. Vincent Van Gogh - Meio-dia;
. Pablo Picasso - Guernica;
. Claude Monet - Le Palais Dario, Venise / Estudo de Nenúfares;
. Henri Matisse - O biombo Mouro;
. Leonardo da Vinci - A última ceia / Monalisa.

Leia os comentários postados!

12 comentários:

  1. Pietá em português significa pidedade. A obra é uma das mais conhecidas do artista Michelangelo.
    Ela representa Jesus morto nos braços de Maria. A obra permanece na basília de São Pedro em Roma, Itália. Ela retrata muita tristeza e dor sentida por Maria com a morte de Jesus. Outra característica da obra é que com uma mão, Maria segura Jesus e a outra ela parece orar. A obra retrata, para nós, o amor que Maria sentia por Jesus. Com a morte de seu filho, Maria sofre bastante o que é pecebido em sua expessão. No museu do Louvre encontra - se outras obras de Michelangelo.
    Matheo & Álvaro.

    ResponderExcluir
  2. Matisse

    Henri Matisse nasceu na França em 31/12/1869. Ele era advogado e dedicava-se à pintura como passatempo. Mais tarde abandonou a carreira jurídica e se dedicou a pintura.
    Ele pintou gravuras a água-forte, em 1903 e experimentou a técnica neo-impressionista, em 1904. Seu método consiste em abordar separadamente cada elemento da obra (desenho, cor e composição) e en juntá-la em uma síntese.
    As viagens a Marrocos e Tânger influenciaram sua obra. Ele demonstrava grande simplificação da cor, do traço e dos volumes. Tinha estilo próprio e foi pintor desenhista e escultor do Fauvismo (movimento artístico nascido em Paris).

    O Biombo Mouro

    É uma obra que denota leveza, potencial de atração muito grande, sentimentos místicos e cores opacas,
    Nós a escolhemos, porque consideramos a obra mais bela das que conhecemos do pintor e o estilo clássico nos agrada.

    Luiza Diniz Ferreira Borges e Paula Tannús Resende

    ResponderExcluir
  3. Tarsila do Amaral

    Abaporu: Tarsila valorizou o trabalho braçal e desvalorizou o trabalho mental, na obra, pois era o trabalho braçal que tinha mais importância na época.
    Hoje o Abaporu é a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$1,5 milhão.
    Esta obra transmite uma forma de tranquilidade e que, muitas vezes, a força física supera a força mental.

    Guilherme e Túlio

    ResponderExcluir
  4. Vicent Van Gogh era pintor e desenhista holandês , precisou de passar por uma batalha contra a pobreza o alcoolismo, largou os tons mais escuros e começou a usar cores primária e secundária depois de se juntar ao seu irmão mais novo, Théo. Ele conservou o hábito de pintar ao ar livre até sua morte.
    Théo, seu irmão, incentivou o seu desejo de ser pintor e o sustentou financeiramente.
    O primeiro emprego de Vicent foi nas filiais de Paria, em uma empresa fundada por seu tio onde negociava objetos de arte, foi ai que Van Gogh começou a expressar em seus desenhos o que sentia pelas pessoas ao seu redor.
    Voluntariamente Van Gogh foi para um asilo para doentes mentais, onde descobriu que era vítima de uma doença incurável.
    Em uma visita a Paris, soube das dificuldades financeiras que seu irmão passava e da doença do sobrinho e teve uma recaída e em um dia quando pintava ao ar livre deu um tiro no peito.
    A obra Meio-dia, do ano de 1890 é caracterizada por uma cena em um campo,onde se tem um casal simples, que nos transmite tranqüilidade e amor, são usados tons mais claros.

    Tainara, Larissa e Letícia.

    ResponderExcluir
  5. MICHELANGELO – A CRIAÇÃO DE ADÃO
    A obra “A Criação de Adão” pintada por Michelangelo retrata a sua religiosidade e afeição à criação do homem por Deus. Esta pintura é um afresco, ou seja, foi feita sobre parede com base de gesso ou argamassa. A cena representa um episódio do Livro do Gênesis e foi pintado por volta de 1511.
    Deus é representado, na pintura, como um ancião com barba envolto em um manto com alguns anjos. Seu braço esquerdo está envolto a uma figura feminina que é interpretada como Eva que não foi criada ainda e, de forma figurada, espera no céu para ganhar uma forma humana.
    A composição é artística. Adão é capaz de alcançar Deus mesmo antes de ter recebido vida.
    Michelangelo possuía um grande conhecimento sobre anatomia. Um médico chamado Frank Lynn afirma que Deus, apoiado na obra, tem um formato anatômico de um cérebro e seu manto vermelho tem o formato de um útero.
    A Criação de Adão retrata a perfeição do corpo humano em detalhes e a devoção à religião da época.

    Luiz Gustavo e Pedro Luiz

    ResponderExcluir
  6. Michelangelo

    Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo,a escultura retrata um realismo impressionante.É uma está´tua que mede 5,17m e foi considerada como simbolo maximo da república de Florença.Michelangelo demorou tres dias para produzir Davi e deixou como traço marcante de sua obra o realismo do corpo nu e o predomínio das linhas curvas.
    A escultura,atualmente,se encontra em Florença,na Itália,cidade onde a obra foi encomendada.


    Manuela Herrero e Sara Mattoso

    ResponderExcluir
  7. Pintor: Monet
    Estudo de Nenúfores
    Sua aproximação com a realidade é um tanto interessantese considerarmos a sua data de criação.Suas cores vivas demonstram uma fase feliz na vida do pintor. Sua inspiração foi em um rio francês repletor de flores e com uma beleza exacerbada.
    Apesar de Monet ser um pintor muito realista e detalhista, nunca sentiu ter alcançado a perfeita realização de suas idéias perfeccionistas.
    O mundo perde este grande pintor em 6 de dezembro de 1926.



    Lucas Silva
    Lucas Gondim
    9º ano

    ResponderExcluir
  8. A última ceia - Leonardo da Vinci

    O quadro nos chamou atenção, pois mostra com perfeição, a última ceia que Jesus teve na Terra.O quadro tem um grande mistério e até hoje é estudado.Ele tem grande importância para a Igreja Católica e não possui um valor estimado.O trabalho se encontra no convento de Santa Maria delle Grazie em Milão.As cores usadas são nos tons quentes como vermelho, laranja, marrom, etc.Leonardo da Vinci é um dos pintores mais influentes do mundo, porém enquanto era vivo ele era muito pobre.Ele faleceu em Clos Lucé, em 2 de maio de 1519.

    Isadora, Maria Fernanda e Thamara.

    ResponderExcluir
  9. Comentário sobra obra de Leonardo Da Vinci:

    O pintor escolhido foi Da Vinci e seu quarto mais famoso , a obra chamada Monalisa.A pintura foi feita em 1503, período em que o pintor fez mais quadros.A Monalisa foi feita com tinta a óleo e o que chama mais atenção é o sorriso enigmático da moça , que nos leva a perguntar : Qual o segredo por trás deste sorriso? O recurso utilizado por Leonardo para pintar a Monalisa foi o sfumato que se caracteriza pelo uso de sucessivas camadas de cor, com variações mínimas de tom, para suavizar as transições e conferir maior volume e profundidade. Com uma análise aprofundada da obra especialistas encontram pigmentos esverdeados, no peito e em sua mão , o que indica restauros posteriores,de autoria de outros, não de Leonardo.
    Sabe-se que Leonardo di ser Piero da Vinci nasceu em 15/04/1452 e morreu em 1519.Foi um polímata italiano,importantíssimo para o renascentismo e se destacou como cientista,matemático,engenheiro,inventor,pintor,escultor,arquiteto,poeta,músico e outros.Entre 1503 e 1507 morou em Florença onde pintou Monalisa.Tinha grande capacidade de invenção e considerado um dos maiores pintores de todos os tempo e como uma pessoa dotada de talentos.

    Alunas : Analícia guimarães e Gabriela Fonseca.

    ResponderExcluir
  10. A Liberdade guiando o povo

    É uma pintura Delacroix em comemoração a Revolução de julho de 1830,com a queda de Carlos X.A pintura representa uma mulher sobre corpos derrotados ,levantando a bandeira tricolor da revolução francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra.
    A pintura expressa uma guerra,observa-se as armas de fogo,espadas e a violência é marcante.

    alunos:Rodrigo e Pedro Henrique

    ResponderExcluir
  11. Pablo Picasso - Guernica

    Picasso começou a pintar formas deformadas, violentamente expressivas que eram em parte uma resposta às suas dificuldades pessoais.
    Na figura Guernica 1937 podemos perceber formas geométricas e desenhos abstratos.Esse quadro tem cores escuras expressando medo e tristeza .A maioria de suas pinturas é caracterizada por figuras deformadas.
    Pablo Picasso era um pintor cubista. Suas obras podem ser divididas em várias fases. A fase azul foi o período quando predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá atenção aos elementos marginalizados pela sociedade. Na fase rosa predominam as cores rosa e vermelho e suas obras ganham uma conotação lírica, desenvolvendo o estilo artístico conhecido como cubismo. Cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.

    Alunas:Eleonora e Gabriela Jorge

    ResponderExcluir
  12. Monet - Le Palais Dario Venise

    Pintor francês tido como o maior expoente do impressionismo. Durante muito tempo Monet foi considerado, como Cézane, que foi um pintor intelectual, criador de uma teoria que se tornou a base da arte moderna. Monet era considerado criativo e inerpretava a realidade e o mundo através da cor e não do desenho. Ele descobriu que a cor tem suas próprias razões; assim como o desenho, a cor rompe as nítidas exigências da linha. Monet buscava a verdadeira realidade por trás da aparência visual esticando a cor até seu limite e procurando, na próprianatureza, aquelas mudanças significantes que expressam a realidade do mundo.
    A obra Le Palais Dario Venise, destaca as cores, principalmente aquelas escuras, que dá a impressão de anoitecer e os traços e as linhas bem reforçados.
    Para nós, ao analizá-la vimos que mé uma obra um pouco obscura, sem muitas cores alegres, e ele retrata a realidade, casas, florestas, não pessoas.


    Alunas: Adriana, Ana Laura e Camila.

    ResponderExcluir