domingo, 14 de junho de 2009

9º ano - Reflexão - Profª.: Ângela

A escola de pintura

Outro dia um amigo me perguntou o que eu acho que é a vida.
Resposta difícil, não é?
Vou contar como respondi.
Imagine uma escola de pintura. Ao entrar, você recebe uma tela em branco e encontra vários alunos pintando. Muitos estão trabalhando há anos, e os quadros são de todos os tipos, desde obras maravilhosas até telas completamente destruídas. As tintas, os pincéis e os materiais de pintura estão espalhados pela sala, alguns bem acessíveis, outros em locais difíceis. Apesar de ser uma escola, não há professores. É tudo por sua conta.
O que você faria nessa situação? Pegaria qualquer pincel e simplesmente espalharia tintas em sua tela? Observaria os que estão trabalhando e tentaria imitar alguém talentoso? Juntaria sua tela à de outras pessoas e pintaria um grande painel em equipe? Tentaria criar uma obra original e aprender com seus próprios erros? Utilizaria apenas os materiais mais acessíveis ou batalharia para conseguir também os mais difíceis?
Volto a perguntar, o que você faria?
Na minha opinião, a vida é como esta escola de pintura. As pinceladas são as nossas ações.
Às vezes, damos pinceladas de mestre. Usamos o tipo certo de pincel, a mistura correta das cores e movimentos precisos. São as nossas boas ações. Aquelas que nos fazem dormir tranquilos e com um sorriso nos lábios.
Outras vezes, borramos todo o nosso quadro e pensamos: "Argh! Estraguei tudo. Não tem mais jeito". Desejamos até jogar a tela fora e parar tudo. Vamos dormir arrasados e querendo morrer.
É nesta hora que precisamos lembrar da escola de pintura. Não se desespere. Por mais borrado que seu quadro esteja, você pode pegar um pincel limpo, as tintas certas e pintar por cima.
Se você disse algo ruim para alguém, peça perdão. Se fez algo que não deveria, volte lá e conserte. Se deixou passar uma oportunidade de elogiar, procure a pessoa ou pegue o telefone e faça o elogio. Se teve vontade de acariciar alguém e não o fez, faça-o na próxima vez que encontrá-lo(a) e diga-lhe apenas que está acertando seu quadro - tenho certeza de que você será compreendido.
A única coisa que você não deve fazer é deixar os borrões aparecendo. Não interessa quão antigos eles sejam. Se estiverem lá, corrija-os. É corrigindo que aprendemos a não cometê-los e nos tornamos artistas cada vez melhores.
Fazendo assim, não importa se teremos mais duzentos anos ou apenas mais um dia para nossa pintura. Quando formos chamados para expô-la, ela estará perfeita. Talento, tenho certeza, todos nós temos.

(Roberto Lopes)

14 comentários:

  1. A vida é algo muito importante para todas as pessoas. Assim como um pintor tenta corrigir os erros de sua obra temos que nos desculpar por nossos erros. Durante a vida temos pontos altos e baixos...Mas quando estamos literalmente no "fundo do poço", é nessa hora que não podemos desistir. Na vida nenhuma pessoa pode desistir de sua obra, muitas pessoas irão criticar e você como artista ficará decepcionado. Mas cada pintor não fica sempre no mesmo estilo, se um foi criticado, ele parte para outro estilo tentando obter sucesso. Nenhum pintor deve se deixar abater por dificuldades, ele irá tentar buscar o melhor material para deixar sua pintura bonita e cada vez melhor. Cada pessoa tem seu estilo e maneira de viver, isso deveria ser respeitado. Todo o pintor passa por fases e muda a maneira de pintar, porém ele não para de viver.

    Matheo Augusto M. S.
    9º Ano.

    ResponderExcluir
  2. A vida é caracterizada pelas etapas vivenciadas por cada indivíduo como momentos de alegria, tristeza, erros e consertos. As pessoas possuem diversas maneiras de viver como, por exemplo, com diferentes tipos de culturas, se dedicando à família, ao trabalho e outros.
    A vida é felicidade, admiração e aproveitamento por tudo que foi concedido aos seres. Certos indivíduos dedicam suas habilidades e a maioria de seu tempo ao trabalho devido à ganância e ambição, sem se preocupar com outros fatores necessários para a convivência social como a amizade, a solidariedde e o amor ao próximo.
    As ações que as pessoas realizam, às vezes, podem ser marcadas por serem importantes ou porque chamaram muita atenção. " Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe". Esta frase retrata que para viver, é necessário ser feliz e fazer o que deseja.
    As cores escolhidas pelos homens para pintar as suas telas variam de acordo com seus sentimentos, suas ações e suas maneiras de obervar o mundo. O vermelho caracteriza muito a paixão, a violência e chama muito a atenção por ser uma cor forte. Umas das cores mais usadas são o preto e o branco que, juntos, simbolizam a solidão e a tristeza, além do verde que dá a impressão de felicidade e liberdade. Uma tela com cores diferenciadas pode representar também uma diversidade de sentimentos expressada em um certo período da vida do autor.
    Luiz Gustavo Freitas Pereira 9º ano

    ResponderExcluir
  3. A definição do autor sobre vida foi brilhante, vida pode ser descrita exatamente como uma pintura, quanto mais nos aplicamos a ela, mais resultados teremos.Na vida precisamos dar o máximo de si para que os benefícios sejam maiores, assim como a pintura, se erramos temos que tentar consertá-la, e não desistir e fazer coisas irracionais.Hoje em dia os homens estão deixando más heranças aos seus descendentes pois elas incluem um mundo com crimes, brigas, muitos problemas como o aquecimento global, a falta de água, entre muitos outro problemas.Eu adorei o texto e acredito plenamente em seus argumentos, e de agora pra frente irei ver minha vida como uma verdadeira obra de arte, em que podemos fracassar ou se sobressair basta ter força de vontade.

    Isadora Tudela

    ResponderExcluir
  4. A vida é uma seqüência de fatos, um turbilhão de emoções e várias histórias que se cruzam constantemente e sem nexo algum. Descrevê-la é muito difícil, pois cada indivíduo a vê e age diante dela de uma forma. Ela é formada por oscilações, e falar que ela totalmente boa ou ruim, é ignorar muitos fatores, como sentimentos e acontecimentos. O texto “Escola de Pintura” de Roberto Lopes, faz uma comparação sensacional, pois a caracteriza como algo sujeito a mudanças e reviravoltas, que acontecem incessantemente.
    Quando falamos em estilo de vida perfeito é impossível criar um padrão, pois as opiniões sobre o assunto sempre são divergentes. Porém algumas atitudes auxiliam as pessoas a terem equilíbrio psicológico, físico, financeiro e espiritual, quando as mudanças ocorrem. Entre elas estão: não se apegar a lugares, títulos, bens materiais e cargos, pois tudo pode mudar e essas riquezas poderão ser perdidas ou transferidas a outras pessoas; não se apegar a pessoas e não esperar muito delas, pois são humanos imperfeitos e estão sujeitos a erros, podendo decepcionar ou não alcançar as expectativas impostas a elas; não associar a felicidade somente a grandes feitos, pois caso não consiga realiza-los, ainda terá motivos para ser feliz; tentar enxergar os acontecimentos de uma forma sensata; nunca agir por impulso; falar menos; ouvir mais; nunca desistir; ser determinado; estabelecer metas e atitudes que deverão ser tomadas para que as alcance; ter valores; enxergar a beleza em gestos simples; ter a consciência que falhar é normal; ser humilde; valorizar sentimentos e pessoas, sem endeusa-las; nunca se desesperar; e nunca ter dúvidas sobre quem você realmente é e o que você espera da vida.
    Complexa, é a palavra mais descreve a vida e as relações humanas. A solução?! Tentar, tentar e tentar, sempre aprendendo com os próprios erros e os de seus semelhantes.

    Luiza Diniz Ferreira Borges 9º ano

    ResponderExcluir
  5. Conforme diz no texto a vida e como uma escola de pintura, na qual as pessoas trilham seus proprios caminhos, atraves de suas atituldes.E por mais difícil que sejam esses caminhos, as pessoas tem que encaram os problemas de frente, e não ficarem empurrando eles.E as pessoas devem fazer as melhores escolhas para que no futuro não sofram as consequencias das mesmas.
    Enfim quanto mais nos dedicamos melhor é o resultado!E assim na vida, como na pintura!
    Ângela, o texto e muito interessante, pois compara a nossa vida com uma escola de pintura.E é realmente como na escola de pintura que acontece na nossa vida, que começamos "sem nada" e aos poucos vamos tomando rumos na nossas vidas, que as vezes são errados, mais que podem ser corrigidos, por mais complicado que sejam!

    Maria Fernanda Almeida Merola

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes as pessoas procuram fazer e usar as peças mais fáceis mas quando percebem que deveriam ter procurado as peças mais difíceis já é tarde, pois as mais fáceis poderão trazer problemas no futuro. Por isso as pessoas devem fazer um pequeno esforço a mais para evitar problemas que poderão ficar sérios, muitas vezes irreversíveis e que poderão machucar até mesmo pessoas desconhecidas.
    Devemos sempre nos dedicar bastante, pois assim poderemos poupar mais trabalho e sermos reconhecidos mundialmente e passarmos a sermos mais respeitados e mais valorizados.

    Guilherme Ferreira Santa Cecília 9°ano

    ResponderExcluir
  7. A vida, como diz o texto, é como uma escola de pintura os pincéis seriam os instrumentos que usamos para viver e os quadros seriam o que fazemos da vida.Como na vida há erros, borrões, que apesar de não poderem ser apagados pode-se consertar, pintar por cima.O quadro que uma pessoa pinta é sua obra, portanto ela deve se dedicar como pode para que o resultado final a agrade.Há vários quadros, cada pessoa pinta o seu como acha melhor há as que fazem de sua vida uma confusão, já outras são exemplos de vida e ainda as que tentam copiar outros quadros, outras vidas.A vida ainda é comentada, criticada, como pinturas, não se deve deichar de ouvir as críticas, mas não se deve também deichar que elas mudem totalmente um estilo.
    Portanto é preciso que as pessoas façam o melhor que podem em sua vida(pintura), pois apenas isso será deichado para as gerações futuras, será esta a imagem que elas terão das pessoas que já viveram um dia e será esta a pintura que cada pessoa terá para se orgulhar.A pessoa deve escolher do melhor modo como será sua obra.

    Paula Tannús Resende - 9°ano

    ResponderExcluir
  8. A vida é como uma escola de pintura, as pessoas escolhem como serão as telas. Elas devem saber a consequência de seus atos, assim como os pintores devem saber a consequência do que irão pintar em suas telas.
    Ao longo da vida as pessoas receberão críticas; pessoas terão inveja umas das outras, assim como pintores terão inveja das telas uns dos outros, criticando-as.
    Mas, todos devem aprender com seus erros, não se deixando abater com a inveja e arrogância de outras pessoas.
    Observação : As pessoas devem fazer o máximo para que sua tela seja a melhor, sendo honestas e respeitando a forma de pintar das outras pessoas.

    Sara Mattoso Barreiro

    ResponderExcluir
  9. A vida pode ser comparada a uma escola de pintura. As pessoas vão adquirindo experiência com o passar do tempo, e vão se tornando cada vez mais sábias, aperfeiçoando suas telas. Sendo assim, elas vão percebendo que nem sempre os materiais para pintar mais fáceis, são os melhores, e que realmente vale a pena correr atrás daqueles mais difíceis de conseguir. Também, vão percebendo que aonde quer que esteja, irá receber uma crítica, e que não se deve abater por isso, pois há pessoas invejosas que querem ver você por baixo; e que os erros estarão sempre presente, mas que devemos aprender com eles, tentando melhorar a cada dia que se passa.

    Adriana Vicentini Capanema

    ResponderExcluir
  10. A vida é como uma escola de pintura. Ao entrar você recebe uma tela em branco na qual as pinceladas são suas próprias ações.
    Existem pinturas de todos os tipos, desde obras maravilhosas até completamente destruídas.
    A pintura mais fácil de fazer não é a melhor, pois como diz o ditado, o caminho mais fácil nem sempre é melhor que o da dor. Por isso, não se pode desanimar quando sua tela for muito díficil de pintar. Se errar deve-se não desanimar e começar tudo de novo, só assim será possível superar os desafios e obstáculos que apareçerem no meio do caminho.


    Aluna: Ana Laura Seren Cardoso.

    ResponderExcluir
  11. É perfeita a comparação entre a escola de pintura e a vida, pois as pessoas começam com uma tela em branco e ao longo do tempo vão colocando cores e formas, como na vida em que se precisa de tomar decisões e escolher caminhos, muitas vezes são tomadas escolhas erradas, porém é possível que se retome a pintura, mas é preciso que se faça isso rápido porque muitas vezes quando vai se dar conta já não há mais tempo de consertar os erros cometidos e a tela é finalizada com esses problemas que não são resolvidos e que ficarão gravados pra sempre.
    Tainara Meirelles Scavazza.

    ResponderExcluir
  12. A vida pode mesmo ser comparada com uma pintura,com uma obra de arte poi a nossa vida pode ser comparada com uma tela em que nós mensmos pintamos,nós que a colorimos e nós que erramos.Podemos perceber que quando estamos traçando nossos passos sempre encontramos pessoas que nos querem ver tristes e sempre á pessoas que nos criticam e é que nem uma tela porque sempre tem alguem que vai criticar uma obra de arte criada pelo outro.E quando erramos é muito parecido com quando um pintor erra pois quando tentamos concertar,sempre fica um 'borrão' ou seja uma marca em que em alguma parte da nossa trajetória erramos.De acordo com o passar do tempo cada um vai pintando a sua tela,cada dia com uma cor diferente,com uma forma diferente.Ana Júlia Rodrigue Ferreira.

    ResponderExcluir
  13. A vida de todos pode ser comparada com uma escola de pintura,e acima de tudo com uma obra de arte, pois é antes de tudo um milagre e uma dádiva.E todos temos os materias, as oportunidades de pintar uma linda tela, uma bela vida, que permite a pessoa "olhar para trás" e nao se arrepender do que disse e fez, o que todas as pessoas esperam.Cabe a cada um fazer as escolhas certas para assim pintá-la, ou seja, todos possuem a liberdade de fazerem o que quiserem, de tomar atitudes que condizem com seu mode de viver e pensar e assim como em um livro, escrever sua história.Quando erram, tanto na vida como na tela,as pessoas que não sao orgulhosas, mas sim humiudes tentam corrigir seus erros, mas sempre sobram cicatrizes e imperfeições que marcam a obra e a prejudica quando julgada pelas outras pessoas que atuam como telespectadores, que observam a obra durante sua criação e depois de prontas e tiram suas conclusões sobre ela julgando-a bem ou mal,a admirando ou rpudiando.
    Assim as pessoas devem ter cuidado ao pintar sua vida, pensar antes de escolherem a cor,e como vao pintá-la.

    Gabriela Fonseca - 9º ano - Manhã

    ResponderExcluir
  14. Ao comparar a vida com uma escola de pinturas o autor quer dizer que na vida as pessoas têm a oportunidade de pintar seus próprios quadros, ou imitar o de alguém, têm a oportunidade de escolher qual será caminho a seguir. Ao escolher fazer os próprios quadros, escolhem fazer o futuro como querem. Porém se escolherem copiar os quadros de outras pessoas, escolherão abrir mão de seu futuro.
    Quando erram tentam consertar o quadro, é assim que deve ser na vida sempre ao errar deve-se tentar corrigir para que lá na frente não se arrependa de não ter feito o que devia.
    Por isso quando as pessoas errarem devem tentar apagar seus erros para que quando suas obras tiverem sido terminadas não se arrependam de nada e possam sentir o prazer que é ter uma obra concluída.

    ResponderExcluir