terça-feira, 16 de junho de 2009

S.O.S. PORTUGUÊS -6º ANO - Profª LEIMAR

Veja abaixo a resposta dada a seguinte pergunta feita em sala de aula:


As letras K, W e Y são consideradas consoantes ou vogais?
Ana Carolina Roseno de Souza,Belém, PA

Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais. Do ponto de vista fonético-fonológico, consoante é um fonema pronunciado com a interrupção do ar feita pelos dentes, língua ou lábios. Já a vogal é um fonema pronunciado com a passagem livre do ar pela boca. Outra distinção entre um grupo e outro de letras recai sobre a pronúncia: a consoante precisa de uma vogal para formar sílabas e ser pronunciada, e a vogal, não. Ela se basta. Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa. O K corresponde, em português, ao som do C ou QU - como vemos em Kuait -, sendo considerado consoante. Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é , ora com som som de V, quando proveniente do alemão( como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa( caso de web). Com isso, a letra W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso.

Consultoria MAURÍCIO SILVA, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ.

Então... O que você achou da resposta apresentada? Faça seu comentário.
Beijinhos!
Professora Leimar - 6º ano.

30 comentários:

  1. Olá, gostei muito de ler este testinho porque em poucas palavras revelou que y é uma vogal, que k é uma consoante e que w pode ser considerado vogal ou consoante, dependente do uso.
    Isso foi bem legal pois achava que y, k e w eram consoantes !
    É sempre bom ter novas informações que muitas vezes são muito importantes e que fazem muita diferença!
    Beijos !!!


    Júlia Alexandre Cardosso Santos
    sexto ano B

    ResponderExcluir
  2. Oi Leimar,acertei sobre as letras K,W e Y,achei muito interessante você ter falado sobre isso porque nunca parei para pensar se essas letras eram vogais ou consoantes,bom,aprendi mais uma coisa,obrigado pro ampliar meus conhecimentos,até sua próxima aula,tchau.
    Ps:tenho uma duvida,como se escreve tchau?Me fale na sua aula.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leimar, gostei muito do texto, pois percebi que a gente muitas vezes usa palavras ou, nesse caso, letras sem observar claramente a função delas. Achei muito interessante e minha mãe também gostou muito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi,Leimar gostei muito de saber que letras que eu pensava serem consoantes, na verdade não são como a letra Y que como diz no texto é vogal e eu também gostei muito de saber que uma letra pode ser consoante e vogal dependendo de onde é utilizada.Tomara que você continue colocando no blog coisas interessantes para aumentar o nome vocabulário. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Leimar
    Eu achei muito interessante este texto, porque eu não tinha aprendido,se estas letras:W,Y,K , eram consoantes ou vogais. Com este texto , consegui ficar bem informado.
    Espero encontrar outras informações como essas.
    Beijos. Vinícius
    6 Ano B

    ResponderExcluir
  6. oi,leimar gostei muito do seu texto e meus pais tambem e gostei de saber que o y e vogal e que na grecia pareci i igual no meu nome e que o k e consoante e tem som de c ou de qu igual em kuait e tambem gostei de saber que o w tem origem na lingua alemã e na inglesa e pode ser considerado consoante ou vogal, dependendo do modo de uso.

    beijos e abraços
    da sua aluna
    laysa t. carvalho

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei de saber que as letras k w e y são vogais e consoantes no nosso novo acordo ortográfico.
    Pois eu nunca imaginaria que essas letras fossem vogais ou consoantes

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei de saber que as letras k w e y sãovogais ou consoantes no nosso novo acordo ortográfico.
    Nunca imaginei que estas letras fossem vogasis ou consoantes.
    Até mais Leimar.
    Lucas Diniz

    ResponderExcluir
  9. Olá Leimar,eu não sabia dessa nova regra das letras K,W,Y,achei muito legal q a letra Y é consoante a vogal e a letra W é vogal dependendo do uso.Achei isso mto interessante e nunca tinha percebido isso...Obrigado...Leonardo 6ºB/Tarde.


    Abraços...tchau

    ResponderExcluir
  10. oi Leimar achei muito interessante esse texto sobre o acordo ortográfico.Minha mãe falou que antigamente essas letras eram todas consoantes.

    abraços

    Vitor 6º b (tarde)

    ResponderExcluir
  11. oi,Leimar
    Adorei saber mais sobre a nossa língua, principalmente sobre o y.Na verdade eu gostei de todos mas o y tem em meu nome.O w é bem interesante,não posso me esquecer do k afinal todos são importantes,gostei muito.
    bjss,yasmin

    ResponderExcluir
  12. Ana Luiza R. Rodrigues19 de junho de 2009 às 07:28

    Oi Leimar, eu achava que o k, w, y eram consoantes. Mas agora eu sei que y é uma vogal, que k é uma consoante e que w pode ser considerado vogal ou consoante.

    Abraços Ana Luiza
    6º A Tarde

    ResponderExcluir
  13. Oi,Leimar,eu gostei muito de ter entrado essas três letras no nosso alfabeto.E seu texto do acordo ortográfico foi interessante para as pessoas que não sabiam aprenderem também.
    Tchau
    De:Caio G.-6ºA tarde

    ResponderExcluir
  14. oi Leimar,pelo seu encino no texto,eu percebi que(y é vogalou consoante)(W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso)(e k é uma consoante ou vogal,confonme a sua posição)e sabe eu nunca tinha parado para pençar nisso,gostei muito dessa novidade,continue colocando no blog coisas legais assim!!!
    bejos
    abraços
    sexto A/T

    ResponderExcluir
  15. Oi Leimar, não sabia que y era considerado vogal, k consoante e w consoante ou vogal de acordo com o uso. Achei muito interessante, porque sempre achei e considerei todas como consoantes. Passe mais 'pegadinhas' assim para descobrirmos.

    Amanda Colmanetti (6° ano A / Tarde)

    ResponderExcluir
  16. Leonardo Pereira Leocádio Filho22 de junho de 2009 às 05:00

    Ops escrevi errado...troquei a letre Y com a letra W...

    ResponderExcluir
  17. Leimar,
    Este texto é muito importante para a nossa aprendizagem e formação, pois revela mais uma das mudanças do acordo ortográfico que precisamos saber, pois afinal quem somos nós se não sabemos sequer escrever e falar nossa língua corretamente...
    Não sabia desta mudança, para mim K,W,Y eram todas consoantes,mas depois através deste texto descobri que o K é consoante, o Y é vogal e o W é vogal e consoante dependendo da pronuncia da da palavra de origem.
    Um abraço
    Ana Clara- 6°ano A/TARDE

    ResponderExcluir
  18. Oi,Leimar!
    Achei muito interessante de saber que as letras W,K e Y são consoantes e vogais ,e com a nova ortografia elas apareceram no alfabeto brasileiro!
    Abraços!
    Larissa

    ResponderExcluir
  19. Maria Clara G. Faleiros, sexto ano manhã

    Achei muito interessante essa nova regra, pois nos faz pensar mais sobre as letras e palavras.
    Realmente nunca havia observado esses detalhes que fazem toda diferença!
    Abraços...
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  20. Aluna: Ana Luisa do Vale Gatti
    Série:Sexto ano - Quinta série
    Turno: Matutino
    Data:22/06/2009

    Leimar,
    Achei muito interessante essa pergunta, hoje de manhã você a fez e vieram um milhão de dúvidas.
    Eu nunca havia pensado nisso antes, depois de ler seu texto aqui no blog fiquei boquiaberta! Já pensava que K era uma consoante (não sei por que, mais achava), tinha quase total certeza de que Y era uma vogal devido ao modo de falar, e além de ter o som de I. Fiquei impressionada quando descobri que W podia ser tanto vogal quanto consoante! Mas agora já estou bem informada!
    Gostaria que você fizesse novas "pegadinhas" como essa!

    Abraços da sua aluna!

    ResponderExcluir
  21. OI,Leimar gostei muito de ler esse testinho e de saber que o Y é uma vogal,k é uma consoante e o w poe ser vogal ou consoante


    Marcelo S.V. Filho

    ResponderExcluir
  22. Oi, Leimar!
    Gostei muito de saber sobre as letras K,W e Y, que agora também se encaixaram no Alfabeto por causa do Acordo Ortográfico
    Antes, eu imaginava bem diferente de como seriam estas letras
    É muito bom extender o nosso vocabulário,aprendendo mais coisas
    Obrigado!

    Abraços!!

    Pedro Henrique Do Prado Rocha
    Sexto Ano Matutino

    ResponderExcluir
  23. Oi leimar..foi legal o texto.. pois revelou se as letras encrementadas no alfabeto sao consoantes ou vogais!! de acordo com sua posiçao e que tambem podem ser as duas classificacoes ao mesmo tempo!!

    De: Igor =)

    ResponderExcluir
  24. Adorei e achei muito interessante que as letras k w e y entraram agora no alfabeto!!
    é muito bom aprender coisas novas e interessantes que nem imaginassemos!!
    Obrigada
    Anna Laura- sexto ano- Matutino

    ResponderExcluir
  25. leimar
    muito interessante esta regra,não tinha entendido direito e agora eu entendi.
    um pouco dificil mas legal o fato do w ser os dois!!
    abraços
    vitor cunha figueiredo

    ResponderExcluir
  26. Olá.Leimar,achei super legal conhecer que y é considerado uma vogal,que k é uma consoante e w uma vogal e uma consoante.Nunca parei para pensar sobre isso,sempre achei que todas essas letras fossem consideradas consoantes.Acho muito interessante você ir falando e mostrando todas as mudanças desse novo acordo ortgráfico.É desse jeito que podemos aprender de uma maneira divertida e devagar.

    Ana laura V.C.Mendonça.
    6 ano manhã.

    ResponderExcluir
  27. Olá Leimar gostei muito da nova ortografia e saber que y e consoante, w é vogal e consoantee k é consoante.Nunca parei para penssa sobre este assunto...

    Abraços
    Maila Abrantes Martins
    6 ano manhã

    ResponderExcluir
  28. Leimar achei muito interessante esse texto que fala sobre as letras K,W e Y ,pois me fez interessar mais sobre nosso alfabeto e principalmente sobre o novo acordo ortografico!!
    Bjs e abraços da sua aluna Gabriele
    6º ano A-T

    ResponderExcluir
  29. oi Leimar ...
    eu achei muito interessante esse texto sobre as letras w , y , k .
    bj...
    pabola k . de paula .
    6°B/T

    ResponderExcluir
  30. Leimar achei muito interressante o Y e o K eu ja imaginava mas o W ser os dois so dependendo do uso.Foi muito interressante escreva mais no Blog.

    ResponderExcluir