quarta-feira, 13 de maio de 2009

9º ano - Clássicos da Literatura - Profª.: Ângela

Caros alunos,
após a leitura e avaliação da obra literária e do filme
"O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas "
façam um comentário, em 3ª pessoa, sobre os mesmos, segundo orientação recebida em sala de aula.
Bom trabalho!
Um abraço.


Vídeo - Filme: O Conde de Monte Cristo




Temáticas: Amizade - Traição - Inveja - Vingança - Jogos de interesses

Sinopse:

Edmond Dantés era um jovem marinheiro muito competente. Fora promovido a capitão de um navio e estava prestes a se casar com sua bela noiva Mercedes. Entretanto, foi vítima da inveja de Fernand Mondego, Danglars, Caderousse e dos interesses políticos de Villefort, que o levaram ao Castelo de If, prisão da qual só era possível sair morto. O que seus inimigos não imaginavam era que Dantés mudaria o seu destino e se transformaria no misterioso Conde de Monte Cristo e com sede de vingança não pouparia nenhum dos responsáveis pela sua tragédia.





23 comentários:

  1. Angela adorei o filme e consegui notar várias diferenças entre ele e o livro!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Comentário sobre o filme e para o livro: O Conde de Monte Cristo.

    As pessoas deveriam ser menos ambiciosas e mais solidárias. Tanto no filme quanto no livro, Dantes consegue sua vingança. Porém ele não voltou no tempo para deter o acontecimento que estragou a sua vida, ou seja, a vingança só o consumiu e não trouxe mais nenhum beneficio a ele.
    O grande amor de Dantes era Mercedes no qual o deixa quando ele é preso e casa com Fernand Mondego. No filme o filho do casal Mondego na verdade é filho de Dantes, o que não é dito na obra. A traição por parte de Mondego para ficar com Mercedes era inesperada para Dantes, além disso, Danglars (no filme) queria se tornar capitão e Villeford tinha a ambição de se tornar procurador real, o que significa esconder que sua família tem traidores. Cada um teve papel importante para arruinar a vida de Dantes.
    Dantes usou mal a sua fortuna. Ele deveria ter parado com a vingança e desfrutado de sua riqueza. Ele poderia comprar casas e usado o dinheiro de forma saudável, sem destruir a vida de ninguém.
    Uma grande diferença entre o livro e o filme é a presença de Caderousse, que no livro tem papel fundamental na destruição da vida de Dantes. Outra diferença é que no livro, Danglars é banqueiro e não é dono de uma companhia de fretes como no filme.
    É só Ângela.

    Abraço, Matheo Augusto M. S.

    ResponderExcluir
  3. O livro e o filme contam a história do jovem Edmond Dantes que era extremamente apaixonado por Mercedes, porém o jovem é traído por seu melhor amigo Fernand Mondego, e fica preso por anos, ao descobrir um tesouro ele fica muito rico e volta a cidade de Marselha para se vingar das pessoas que o traíram e se torna o Conde de Monte Cristo.O desejo de vingança do jovem era desnecessário pois ele já havia ''perdido'' as pessoas que amava, e de nada adiantaria tirar a vida de seus antigos companheiros que eram Villefort, Danglars e Fernand.No filme, ele acaba descobrindo que o filho de Mercedes e Fernand, era na verdade seu filho.Hoje em dia esse tipo de situação é muito comum, as pessoas tem o hábito de se vingarem umas das outras muitas vezes sem acrescentarem nada em sua vida, apenas pelo prazer de acabar com determinada pessoa.O conde deveria ter gastado seu dinheiro com quem ele realmente amava, ao invés de perder seu tempo em matar os outros.Existem muitas diferenças entre o filme e o livro, dentre elas o personagem (do livro) Caderousse que não estpa presente no filme, o personagem Andrea Cavalcanti, entre muitos outros personagens e cenas.

    Gostei muito do filme Ângela.
    Um beijo, Isadora Tudela.

    ResponderExcluir
  4. Durante as aulas desta semanas os alunos do 9º ano puderam assistir ao filme "O Conde de Monte Cristo", após lerem a obra escrita.A história trata da vida de Edmond Dantés, um jovem esperto e com um futuro promissor em vista e que foi vítima da inveja e ganância de pessoas que o cercava, principalmente da inveja de Mondego que queria se casar com Mercedes, que era noiva de Dantés e dos interesses políticos de Villefort, que não poderia deixar que seu pai fosse descoberto como taidor, pois isto atrapalharia sua possível promoção de cargo.Isto resultou na prisao de Dantés, que foi levado ao Castelo de If, prisão da qual supostamente nunca mais sairia.Porém o destino colocou no seu caminho o padre Abade Faria, que na tentativa de sair da prisão cavou um túnel que chegou à cela de Dantés, e não depois dos muros como previa.Em troca de ajudar o senhor a cavar um outro túnel, este ensinou á Dantés tudo o que sabia, mas um dia, quando estavam cavando juntos para sair, uma parte do túnel cedeu, matando o abade.Dantés o tirou do túnel e levou-o para a cela que o pertencia.Quando os guardas de If foram servir a sopa do abade, constataram q ele estava morto, colocaram-no em um saco e ele seria jogado no mar.Dantés entao teve uma idéia brilhante, entrou dentro do saco e tirou o abade do mesmo.Dantés foi jogado ao mar, escapou do saco e foi atrás de um tesouro que ceta vez o abade havia mencionado e que se encontrava na ilha de Monte Cristo.Dantés foi encontrado por piratas desacordado em outra ilha, apos ter nadado incansavelmente.Como salvou a vida de outro pirata, este o prometeu eterna fidelidade, então Dantés seguiu com os piratas trabalhando à bordo.Dantés após um tempo, teve oportunidade de visitar a ilha de Monte Cristo com seu fiel amigo.Lá, eles acharam o imenso tesouro e Edmond deu início ao seu cruel plano de vingança contra todos aqueles que de certa forma contibuíram para sua ruína.
    Muitas tematicas são abordadas e debatidas no decorrer da obra, mas a inveja e a vingança são as principais, e mostram que ambos não levam a nada,e que são sentimentos negativos que as pessoas devem excluir de seus corações.O amor também e descutido na obra e traz a mensagem que as pessoas devem lutar pelo qua amam, por seus objetivos.
    Há muitas coisas na vida que não necessitam ser revidadas e podem ser relevadas, como atos de vingança.No ano passado a população se chocou com o caso Eloá, que não passou da vingança de um namorado, um ato trágico e desnecessário por parte dele.
    A pessoa que possui condições financeiras boas, como o Conde, pode reverter sua fortuna á boas atitudes, á caridade.Hoje em dia, muitas pessoas bem favorecidas revertem seu dinheiro á ONGs e outras ações sociais assim como muitas outras usam o mesmo para o mal e para conseguir coisas superficiais,assim como o Conde se deu o capricho de uma vingança cruel.
    As pessoas podem e devem usar seu dinheiro de forma saudável, o que nao significa que as pessoas devem se privar do lazer e etc., e sim que elas podem fazer isso sem que isso afete outras pessoas negativamente.

    É possivel notar diferenças entre o filme e o livro, exemplos:
    _No livro Danglars é um banqueiro e não dono de uma comphania de fretes como o filme mostra;
    _Caderousse no livro e um dos principais destruidores da vida de Edmond, o que não ocorre com a mesma intensidade no filme;
    _O filme mostra claramente que o filho da senhora e senhor Mondego e na verdade filho da senhora Mondego e de Edmond, o que não é citado no livro;

    Ângela, é isso ai...um abraço,

    Gabriela

    ResponderExcluir
  5. Querida Ângela,
    o filme e o livro tem várias diferenças, mas o objetivo de retratar que a ambição e a vingança não levam a nada é o mesmo.
    No livro Algumas das diferenças são bem notáveis ,como a ausência de personagens que eram bastante importantes na história.
    A história retrata parte da vida das pessoas, pois todas as pessoas tem um pouco de ambição e inveja , mas o que a população deve saber é o ponto em que ela pode chegar.Outro ponto críticoda história é a vingança que tambem não leva a nada , mas sim ao desgaste e a perda de tempo de vida da pessoa.
    Pois então Ângela, o livro foi ótimo e me deu muito o que pensar e refletir, eu adorei.
    Abraço,Alvaro v. C. Mendonça

    ResponderExcluir
  6. Comentário sobre o livro e o filme: “O Conde de Monte Cristo”

    Após realizar a leitura e assistir ao filme “O Conde de Monte Cristo” pode-se perceber que a vingança não é o melhor caminho a seguir quando se esta com rancor de alguma pessoa. A vingança não lhe possibilita apagar o seu passado, procure sempre outra forma de resolver os seus problemas.
    Dantes sofreu muito devido a inveja de Fernand Mondego, Danglars e Caderousse, e por causa dos interesses políticos de Villefort. Isso fez com que fosse preso e mandado para o castelo de If, assim se separou de seu amor Mercedes que casa-se com Mondego e tem um filho que na verdade e de Dantes. Villefort tinha como objetivo subir de cargo e tornar-se procurador real e Danglars sempre quis se tornar capitão do navio (no filme). Essas foram as principais pessoas a arruinar a vida de Dantes, tudo graças a inveja deles.
    No castelo de If Dantes conhece Adade Faria, um velho que o ensina a ler, escrever, lutar com espada,etc. Antes de morrer ele conta a Dantes sobre um tesouro na ilha de Monte Cristo. Dantes foge da prisão e encontra esse tesouro se tornando um milionário. Entretanto, ao invés de usufruir dos benefícios de sua riqueza preferiu utilizá-la em sua vingança.
    O livro e o filme apesar de possuírem o mesmo nome possuem algumas diferenças como: na obra literária há Caderousse que foi uma das pessoas a destruírem a vida de Dantes e no filme ele não está presente; no filme mostra que o filho de Mercedes era de Dantes e não de Fernand Mondego e no livro este detalhe não é relatado.
    Atualmente várias pessoas abusam de seu poder político para conseguir ganhar mais dinheiro sem importar com as conseqüências e com as outras pessoas, retirando de seu caminho as que tentarem atrapalhar os seus planos, por isso muitas vezes traem pessoas de sua confiança como o seu melhor amigo e sua família tudo por causa da ambição.

    Pedro Luiz de Melo Silva

    ResponderExcluir
  7. Comentário do livro e filme: O Conde de Monte Cristo.
    O livro e o filme O conde de Monte Cristo apresenta várias situações que podem ocorrer no dia a dia como: Traição, Vingança e jogos de interesses que podem ser obtidos através da amizade e do amor. O livro e o filme possuem algumas diferenças, mas também possuem muitas semelhanças como; a amizade entre o personagem principal Edmond Dantes e Fernand Mondego Dantes confiava muito nele e nunca esperou nada de ruim vindo de Mondego; o grande amor de Dantes a Mercedes que é uma bela mulher; Mondego tinha muita inveja do amor dos dois.
    Não era só Mondego que tinha inveja de Dantes, Danglars e Villefort também tinha muita inveja de Dantes. Então os três se juntaram e construíram uma “mascara” de Dantes conseguindo o prender no castelo de IF por 13 anos, mas conseguiu se refugiar afinal era inocente de verdade não havia cometido nada de que seus inimigos haviam dito que ele havia feito. Então, Dantes depois de sair encontrou uma ilha em que possuía um tesouro muito grande que o fez ficar muito rico e se tornar o CONDE DE MONTE CRISTO.
    Quando Dantes voltou, Mercedes seu grande amor havia se casado com Mondego que havia se transformado em conde também e os dois tinham tido um filho o Albert. O Conde de Monte Cristo conseguiu se vingar de seus inimigos usando o dinheiro de uma forma justa.E o mais importante de tudo,Dantes ficou junto com a sua amada Mercedes e descobriu q Albert não era filho de Mondego,mas sim seu.As diferenças entre o livro e o filme são que;Danglars no filme era dono de uma companhia que trabalhava com embarcações,fretes de mercadorias e no livro ele era bancário.E no livro havia Caderousse que era um homem que alugava a casa do pai de Dantes e o fez passar muitas dificuldades e no filme nem apareceu ele.
    Espero que goste Angela!! ;D
    Beijo.../Ana Júlia Rodrigues Ferreira 9º ano. =)

    ResponderExcluir
  8. O Conde de Monte Cristo

    O jovem Dantés foi condenado a prisão pouco tempo depois de ser promovido a capitão. Mondego, Caderousse, Danglars o traíram,e o desejo de ser promovido de Villefort também contribuiu para sua condenação. Esses fatos geraram um sentimento de revolta em Edmond.
    Na obra há personagens que não aparecem no filme, como Andrea Calvancati, e alguns fatos também não foram retratados, como o rapto de Danglars. Já no filme, algumas cenas não foram contadas no livro, como o duelo de Mondego e Edmond e o fato de Mercerdes casar com Fernand, por estar grávida de Dantés. Porém, tanto no filme quanto na obra, o tema principal é o desejo de vingança de Dantés.
    Quando estava no Castelo de If, Dantés ficou muito amigo do abade Faria, que o ensinou muitas coisas, desde economia à esgrima. Assim que seu companheiro morre, Edmond consegue fugir da prisão e encontrar o tesouro da ilha de Monte Cristo, através do mapa que o abade havia lhe dado. Neste momento, Edmond volta a Marselha e começa a sua vingança.
    Quando Dantés reencontra Mercedes, sua ex-noiva, eles percebem que o amor deles ainda existia. E apesar de muitos anos terem se passado e suas vidas terem tomado direções opostas, aquele sentimento era verdadeiro e não poderia ser destruído.
    A amizade entre o Conde de Monte Cristo e o abade é outra característica marcante. O respeito e a consideração que o Edmond tinha pelo seu amigo era enorme. Da mesma forma, o abade era paciente e não se importava em ensinar tudo o que sabia a Dantés.
    A vingança nada trouxe a Dantés. Ele gastou seu dinheiro e seu tempo para punir seus traídores. Qualqer pessoa que tenha a mesma condição de Edmond, ou seja, que seja rica e poderosa, não deve usar o seu dinheiro para realizar vinganças ou prejudicar outros cidadãos. Pois há muitas maneira de utilizar o dinheiro para o bem, sem desperdiçá-lo e perder tempo com atitudes que não acrescetam nada na vida de ninguém.
    O filme e a obra são muito bons! Nos dois, Edmond consegue sua vingança. Porém no longa-metragem o final é mais romântico e feliz, pois Dantés passa a viver com sua amada Mercedes e com seu filho. O enredo é intrigante e prende o leitor/espectador na história! Excelente!

    Um beijo, Luiza Diniz Ferreira Borges

    ResponderExcluir
  9. Edmond Dantés foi vítima da inveja dos seus fingidos amigos e foi parar no Castelo de If, onde sofreu por muito tempo. Até que um dia, apareceu em sua cela um velho chamado Abade Faria que também foi preso injustamente e estava tentando cavar um buraco durante muitos anos para fugir daquele lugar horrível. Após dias de conversas, os dois se tornaram grandes amigos e aprenderam muito um com o outro.
    Abade, já muito velho e doente, entregou para Dantés um mapa de um tesouro que estava localizado na Ilha de Monte Cristo; achando-o ele se tornaria muito rico. Aproveitando a morte de Abade, Dantés trocou de lugar com o corpo do velho e deixou ser lançado ao mar para poder escapar. Depois de nadar muito tempo, foi encontrado por um navio pirata que o socorreu. Esse navio o levou para a Ilha de Monte Cristo e quando lá chegou, encontrou o tesouro, ficando milionário.
    Então, usou o dinheiro para se vingar de todos aqueles que lhe fizeram mal, perdoando apenas Mercedes, a mulher que sempre amou, descobrindo que tinha um filho com ela(na obra diz que o filho é de Mondego) . Uma outra notável diferença entre o filme e o livro é a ausência de Caderousse, que não está presente no filme.
    A maioria das pessoas hoje em dia, pensam apenas na vingança, como Dantés, usando o dinheiro para a maldade, ao invés de usá-lo de forma saudável e praticando atitudes para o bem.

    um beijo,
    Ana Laura Seren Cardoso.

    ResponderExcluir
  10. Comentário do livro e filme: O Conde de Monte Cristo.
    Edmond Dantes era um jovem honesto que foi vítima da inveja das pessoas que o rodeavam, como Mondego, que apesar de dizer ser seu melhor amigo, era apaixonado por Mercedes, a noiva de Edmond, e a paixão por ela era mais forte que a amizade entre eles, então se tornou um dos principais traidores, outra pessoa que teve grande participação foi Villefort, pois não poderia deixar que descobrissem que seu pai era um traidor, porque isso com certeza afetaria a sua possível promoção de cargo. Isso levou a injusta prisão de Dantes ao Castelo de If,a qual seus inimigos acreditavam que ele passaria o resto de seus dias lá, porém o destino de Dantes foi diferente, ele conhece o padre Abade Faria, e se tornam amigos, e com a ajuda deste, Dantes consegue a liberdade e alcança o seu objetivo, que era usar o dinheiro para se vingar de todos aqueles que o haviam traído, ele consegue realizar esse desejo, porém, poderia ter aproveitado desta riqueza para ter uma vida boa com Mercedes e seu filho ao invés de ter que passar por situações perigosas para poder dar o troco em seus inimigos.
    Ângela,gostei do livro e o filme pois me fizeram ter uma reflexão sobre os cuidados que devemos ter com as pessoas com quem convivemos.
    Tainara Meirelles Scavazza.

    ResponderExcluir
  11. Dantés, um jovem marinheiro, após ser traido, fica preso por anos e finalmente consegue fugir para se vingar. Ele recebe uma furtuna e a usa para fazer o mal. Dantés consegue realizar seu objetivo: se vingar de Fernand Mondego, Danglars e Villefort, como queria, mas não ganha nada com isso, pois ao invés de recuperar o tempo perdido ao lado de quem ele ama, como Mercedes que fora sua noiva, ele vai a procura de quem lhe traiu para poder se vingar, sendo assim, só gastando seu tempo.
    O melhor que Dantés poderia fazer era ficar com sua furtuna e Mercedes, a mulher que ele amava, e retomar a vida, tentar ser feliz novamente, pois não teria como voltar no tempo que ele havia perdido preso, mas ao invés disso ele toma seu tempo com a vingança.
    A traição foi bem marcante no livro e no filme, e cada um age de uma forma diferente que prejudica Dantés, mas o que nao menciona no filme que menciona no livro, é a presença de Caderousse, que também contribuiu para a prisão de Dantés. Também, há o filho do casal Mondego, que na verdade é filho de Dantés, o que não aparece no livro.

    Adriana Vicentini Capanema

    ResponderExcluir
  12. Comentário sobre o filme e livro : O Conde de Monte Cristo.
    Edmond Dantés era um homem feliz pois era capitão de um navio e tinha uma noiva linda chamada Mercedes que logo iriam se casar,que eram as coisas mais desejadas por seu melhor amigo Fernand Mondego porque era o primo rejeito por Mercedes e por Danglars que também trabalhava no navio e tinha raiva de Edmond por ser promovido e não ele.Ele foi traido por essa pessoas e por Villefort pois Edmond trazia uma carta inocentemente de napoleão para seu pai que prejudicava sua familia como ele queria subir de cargo e se tornar procurador real não podia ser descoberto então mandou Edmond para o castelo de if que ficou la por 13 anos e no livro era 14 anos onde conseguiu fugir e no livro tinha caderousse que abusava e tirava dinheiro do pai de Edmond com aluguel o deixando passar fome que foi por este motivo que morreu e no filme não dizia.
    No livro e no filme mostra a traição de pessoas que conviviam diariamente com Edmond e sabia de muitas informaçoe de sua vida e sem perceber se juntaram e fizeram um plano contra ele, edmond não podia imaginar pois confiava nessas pessoas que se diziam ser seus amigos e isso mostra que devemos ter cuidado com as pessoas até com as mais proximas de nós.

    Ângela gostei muito do livro e do filme!


    Analícia Costa Guimarães - 9º ano.

    ResponderExcluir
  13. Dantés era um homem honesto que acabara de ser promovido quando é preso injustamente ao sair da prisão, ele encontra um tesouro, e usa-o para se vingar das pessoas que o prenderam.
    Há algumas diferenças entre o filme e o livro,alguns fatos são diferentes,como o fim de muitos personagens e outros personagens do livro nao estão presentes no livro.
    Tanto o filme quanto o livro falam sobre os mesmos temas:amor, traição e principalmente vingança, que são temas que retratam sentimentos e ações do nosso cotidiano.
    Para se vingar de Villefort, Caderousse(no livro),Danglars e Mondego Dantés usou o dinheiro,que pode,mas não deve ser usado para a vingança,algo que não trouxe nenhum bem para ele e não o fez se sentir melhor.Quando o dinheiro deveria ser usado para fazer o bem,poderia ser usado paara a caridade ou,para que Dantés simplesmente reconstruisse sua vida.

    Beijos,
    Paula Tannús Resende-9ºano

    ResponderExcluir
  14. Ângela,
    A obra e o filme "O Conde de Monte Cristo" retratam idéias como vingança, amor, traição e inveja. Eles demonstram que a vingança não compensa, além de a traição ser consequência de uma amizade "falsa", com desconfiança e inveja. Foi o que ocorreu entre Dantés e seus traidores. Houve diferenças entre os personagens e os finais concedidos à eles.
    Hoje, as pessoas estão mais ambiciosas e violentas, no qual praticam atos semelhantes à vingança de Edmond Dantés por serem alvos de injustiças e à traição de Mondego por avidez e inveja.
    A pessoa de o Conde de Monte Cristo pode usar o dinheiro para o mal, porém não é necessário, pois seria mais útil se ele o utilizasse para o bem, como diminuir a desigualdade social através de doações. Os indivíduos devem usar o dinheiro para realizar bons atos, ajudar o meio ambiente, assim como promover a paz e demonstrar seus benefícios à sociedade.
    Luiz Gustavo Freitas Pereira 9º ano

    ResponderExcluir
  15. O filme e o livro "O Conde de Monte Cristo" retratam várrios fatores que normalmente fazem parte da vida de todos como a vingança, o amor, a traição, a amizade, jogos de enteresses e a inveja. Os dois relatam que com o dinheiro uma pessoa se vinga das outras que o acusaram inocentemente.
    Mesmo assim as pessoas não podem usar o dinheiro para fazer o mal, mesmo que uma pessoa tenha sofrido uma grande injustiça e teve que pagar caro por ela, com Dantés teve que ficar preso no Castelo Prisão de If.
    Por isso as pessoas deveriam sempre pensar duas vees antes de deixar a vingança e o dinheiro lhe subirem a cabeça e maltratar e "acabar" com a vida destas pessoas que gostam de ter tudo para elas.

    Guilherme Ferreira Santa Cecília 9° ano

    ResponderExcluir
  16. Edmond Dantés, era um jovem marinheiro, que vivia na cidade de Marselha.E iria se casar com Mercedes, uma bela moça, pela qual ele era apaixonado. Com a traição de seu melhor amigo Fernand Mondego, Dantés ficou preso no Castelo de If, por vários anos... e lá conheceu Abade Faria, um velho senhor, que lhe ensinou conhecimentos e lhe deu, um mapa do tesouro, da ilha de Monte Cristo.
    Edmond, pegou esse tesouro, e utilizou para vingança, daqueles que fizeram ele ser preso, e passar por tortura no Castelo de If.Sendo eles Fernand, que além de trair a amizade de Edmond, agora estava casado com Mercedes, o grande amor de sua vida; Villefort, que condenou Dantés ao Castelo de If, para proteger a reputação de sua família e Danglars, o qual tinha inveja de Dantés, por se tornar capitão do navio.
    Dantés, utilizou sua fortuna para se vingar de todos aqueles que fizeram ele sofrer, não sendo uma forma muito certa de se agir, por mais que ele tenha sofrido, sendo que ao invés disso, ele deveria ter seguido o conselho de seu "mordomo", e ter utilizado o seu dinheiro para viver seu grande amor com Mercedes, e com seu filho(que só é mostrado no filme).
    Após assistir o filme, e ler o livro, as pessoas podem perceber que o amor que Dantés, sentia por Mercedes era grande.E ele ficou muito decepcionado com a traição de seu melhor amigo, Fernand, do qual nunca esperaria uma atitude dessa.
    As atitudes de vinganças cometidas no livro só foram feitas por causa da ambição das pessoas, por sempre estarem pesando em seus interesses, sem se quer pensar nas conseqüência que irão para o próximo.
    Tanto o filme, como o livro, foram muito bons, apesar de terem algumas diferenças, as quais eu misturei no meu texto acima.

    E isso, Ângela ! Beijos, Maria Fernanda Almeida Merola – 9º ano

    ResponderExcluir
  17. Edmond Dantés era um jovem honesto , mais pela inveja de seu melhor amigo , Fernand , que queria a mulher que ele amava ( Mercedes ) , acabou o traindo e levando a prisão ( Castelo de If )
    Enquanto estava na prisao , conheceu um velho sabio (Abade Faria ) , que o ensinou muito e lhe deixou uma grande fortuna na ilha de Monte Cristo , mais logo avisou a ele , que esta fortura era para ser usada , somente para sua felicidade , mais nao foi isso o que ele fez .
    Villefort, Fernand e Danglars eram amigos de Edmond , mais por ter tanta inveja dele , eles fizeram de tudo para estragar sua vida .
    Como Edmond era rico , usou todo o seu dinheiro , para a vigança , e fazendo as mesmas falcatruas que seus próprios amigos fizeram de ruim com ele .
    Quando se tem dinheiro , nao é certo usa-lo para fazer mal ao próximo , mais sim ajudar quem precisa , só que existem pessoas que não medem essas consequencias e querem retribuir com a mesma punição .

    Ângela , gostei muito do livro e do filme .

    Larissa Françoise Santos Marques 9° ano

    ResponderExcluir
  18. Camila Santos 9° ano20 de maio de 2009 às 14:20

    o livro e o filme tem o mesmo objetivo, retratar a inveja, a traição e a vingança.
    Fernand tinha inveja de Edmond Dantés por causa de sua namorada Mercedes.Villefort,e Danglars tinham inveja dele também. E os 3 se "uniram" e fizeram com que o Edmond Dantés fosse para o Castelo de If, ele ficou lá durante alguns e longos anos,lá ele conheseu um padre e eles ficaram amigos e o padre tinha um frande tesoro e antes dele morrer ele disse para Dantés onde estava escondido; Dantés consegue fugir e decidiu fazer vingança com a ajuda de sua fortuna com aqueles que se diziam amigos.
    Mas tem coisas no livro que no filme é diferente( mas coisas que nao comprometem a história).
    Ângela eu gostei tanto da obra quanto do filme, pois os 2 retratam o que muitas pessoas passam.

    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  19. Edmond Dantes era uma pessoa muito honesta que servia a Deus e que quase nunca errava sempre queria estar certo e ajudar os outros. Mais por causa de seu invejoso amigo ele teve que cumpriu pena por algo ele nunca cometeu só que ele não sabia quem tava fazendo isso com ele mais no final ele percebeu que foi armadinha de um homem que dizia ser seu amigo, mais não passa de um homem que cobiçava tudo que ele tinha ate mesmo a sua mulher. Durante a sua prisão ele conheceu um velho que estava cavando um túnel para fugir mais acabou parando dentro da sela de Edmond, depois de se conhecerem, juntos continuaram cavando o túnel. Durante esse tempo esse senhor o ensinou muita coisa, mais em um dia eles estavam cavando ate que o túnel desabou encima do velho Edmond aproveitou e ficou no lugar dele, e quando uma pessoa morre dentro da prisão eles jogam de penhasco foi o que aconteceu com Edmond acabaram que descobriram mais só que ele já estava muito distante. Á me esqueci de falar que esse velho sempre falava de um tesouro mais que ninguém acreditava, no final Edmond descobriu que era verdade ficou muito rico e com esse dinheiro se vingou de todo mundo que tentou acabar com a sua vida. Encontrou a sua mulher e soube que tinha um filho dela, e que seu pai tinha morrido depois de se vingar ele ficou com a sua mulher e com seu filho comprou a prisão em que ele passou grade tempo e viu que lá foi aonde ele aprendeu muita coisa e que não teria nada do que tem hoje se não tivesse sido preso. Dessa historia eu pude aprender a nunca deixar de te fé em Deus porque ele nunca vai deixar de te fé em nos, e que tudo que acontece tem um propósito que acaba sendo muito bom para a sua vida.
    Thamara Peixoto Rodrigues

    ResponderExcluir
  20. Através do filme e da obra é possível entender que o muitas ocasiões o dinheiro é um instrumento usado para vários fins, dentre eles a vingança, o amor, a amizade, dentre outros, mas apesar de todas essas finalidades só será bem utilizado se for para gerar algo de bom.
    Os temas são bem abordados nas duas obras, alguns com mais facilidade no filme, como é o caso do AMOR, AMIZADE E INTERESSE e outros com mais clareza no livro, por exemplo TRAIÇÃO E VINGANÇA.
    Há vários casos como o de Dantés na sociedade, pessoas fazendo do dinheiro o principal meio de vingança.Estes casos não são divulgados na mídia, talvez para não constranger ninguém ou por não merecerem destaque nos meios de comunicação.
    Enfim, Edmond Dantés não deveria ter utilizado o dinheiro para a vingança, e sim para sua felicidade e para outras ações que poderiam mudar a vida de pessoas que lhe ajudaram em sua ascensão e que lhe deram apoio quando se viu em momentos de fraqueza.

    Lucas Silva 9º ano manhã

    ResponderExcluir
  21. COMENTÁRIO SOBRE O FILME : No auge de sua carreira e de sua felicidade,Edmond Dantes,acabava de se tornar capitão de seu navio e noivo da bela Mercedes.Ao final de uma viagem com seu melhor amigo Fernand Mondego conhece Napolão que pede para ele entregar uma carta a um de seus 'seguidores'.A inveja é um sentimento que corrói Fernand por dentro,fazendo com que ele entregue seu fiel amigo para a justiça.
    Dantés é preso no castelo d'if por anos ,aprendendo artes com o Abade Faria e planejando sua vingança por todos aqueles que o fizeram sofrer.Ele consegue isso pouco apouco se transformando no conde de monte cristo.
    Vingança,traição,interesse são palavras que caracterizam bem esse filme.

    Abraços ;D

    Manuela Herrero Lopez

    ResponderExcluir
  22. Dantes é um homem nobre de família pobre, que faz de tudo para ser justo e sincero com as pessoas; mas seu "amigo" Fernand Mondego morre de inveja dele, não apenas por estar noivo de Mercedes (uma bela jovem) mas também por agora, se tornar capitão do navio onde Fernand também embarcava. Porém após uma viagemde Dantes com o navio onde Fernand e Edmond param pois seu captão está doente. Porém Edmond recebe uma carta com muito sigilo onde ninguém além dele pode saber; mas Fernand descobre,lê a carta e faz com que Edmondseja punido sendo preso no castelo d'if por longos e tristes anos mas no castelo Dante descobre a existencia de um padre que tem o mapa de uma grande quantidade de ouro.
    Assim Edmond foge do castelo após a morte do padre e planeja uma vingamça contra as pessoas que causaram o maior mau á vida dele.
    o filme é caracterizado pela traição e pela vingança por pleno interesse; o ato de Dantes não foi um bom ato pois ele causou um sentimento nas pessoas que o fizeram mau e esse mesmo sentimento era o que ele sentia após ter sido preso.
    Mas ele achando que está certo continua com o seu plano;aos poucos chega perto das famílias e põe seu plano em jogo sendo feliz ele e sua amada Mercedes ;juntamente com o seu filho que descobrira ter.
    Com Carinho,
    Sara Mattoso Barreiro XD

    ResponderExcluir
  23. o filme e o livro tem várias diferenças, mas o objetivo de retratar que a ambição e a vingança não levam a nada é o mesmo.
    No livro Algumas das diferenças são bem notáveis ,como a ausência de personagens que eram bastante importantes na história.
    A história retrata parte da vida das pessoas, pois todas as pessoas tem um pouco de ambição e inveja , mas o que a população deve saber é o ponto em que ela pode chegar.Outro ponto críticoda história é a vingança que tambem não leva a nada , mas sim ao desgaste e a perda de tempo de vida da pessoa.
    Pois então Ângela, o livro foi ótimo e me deu muito o que pensar e refletir, eu adorei.

    abraço,Rodrigo do Amaral

    ResponderExcluir