sábado, 2 de maio de 2009

LER É EMOÇÃO

6º ANO - Profª Leimar

Leia este texto:

Nada substitui a emoção de ler um bom livro

Um bom livro a gente nunca esquece. Porque o livro é como o amor: surpreendente, emociona, ensina sobre nós mesmos. O livro sempre enriquece a gente, e a riqueza que dele colhemos ninguém pode tirar. Livro não é despesa; livro é investimento. E a vida sem livro é um deserto, uma página em branco.
O livro é um amigo que fala no silêncio. Que está sempre à sua espera. Não é por acaso que tem orelha. Dentro dele você pode guardar uma carta de amor, uma pétala de rosa, o convite para uma festa.
Só o livro tem cheiro de papel novo, o aroma e a força das velhas histórias e dos grandes conhecimentos.
E o livro a gente pode levar no bolso, como os sentimentos na alma e a esperança nos olhos. O livro tem um papel essencial na formação das pessoas como cidadãos. É tão valioso e querido que nunca dizemos minha música de cabeceira, meu brinquedo de cabeceira, mas sim meu livro de cabeceira.
Ninguém pergunta para as pessoas qual gibi, qual marca de tênis ou qual jogo elas levariam para uma ilha deserta, mas qual livro. Livros de fotos, de poesia, de matemática, de aventura, de culinária, de piadas, de computação. Livro, no dicionário, está perto de "livre"; na vida, está colado às asas da liberdade.
Não é por acaso que dizemos que a nossa vida daria um livro. Ou que ela é um livro aberto. Nada substitui o livro. Porque nenhum outro bem vale por toda a vida.
(Folheto da Abrelivros)
Observe algumas perguntas abaixo. Pense sobre elas. Em sala discutiremos as opiniões dadas.
a) O autor afirma: "O livro sempre enriquece a gente, e a riqueza que dele colhemos ninguém pode tirar". Qual é a riqueza do livro?
b) Para o autor, "Livro não é despesa; livro é investimento". Que tipo de investimento é o livro?
c) No trecho "Livro, no dicionário, está perto de 'livre' ; na vida, está colado às asas da liberdade", o livro é associado à liberdade. Por que a leitura é um ato de liberdade?

4 comentários:

  1. Ah Leimar que maravilha sempre ler e poder expressar o prazer de desfrutar de uma boa leitura, um bom livro que tem o poder de te transportar, de abrir as portas da imaginação e também de acrescentar tantas informações, as mais variadas, o que possibilita um crescimento intelectual e, especialmente, humano.
    Parabéns professora Leimar.
    Juscelino B. Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Leimar

    É mesmo muito bom ler um livro , é como parar de viver a sua vida e começar a viver a vida do personagem da história.

    Bruno Soares O. Borges 7o ano

    ResponderExcluir
  3. Leimar e realmente verdade o que você falou no texto acima sempre que estamos lendo um livro entramos na imaginação...
    De:Maila Abrantes Martins(6ano/manhã)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Leimar, estou gostando de ver o quanto o blog da Língua Portuguesa está ficando frequentado. Além disso, vale lembrar que o conteúdo é de altíssimo nível.

    ResponderExcluir