segunda-feira, 18 de maio de 2009

LITERATURA INFANTO - JUVENIL

Caros alunos , postarei um pequeno trabalho que produzi , na faculdade, sobre literatura infanto- - juvenil. Não é minha área de atuação , mas gosto muito desse tipo de interação com meus colegas da área.

CINDERELA / A MOÇA TECELÃ

Uma estranha , gostosa e infantil relação move o mundo encantado de uma cinderela maltratada pelas falsas irmãs e a moça tecelã ,que com finas agulhas , ora suaves , ora carregados fios de lã, e uma grande maestria tecia seus desejos e sua simplicidade até que se sentiu sozinha e quis tecer uma boa companhia, mas aí seus problemas apareceram.Essas duas pequenas grandes obras se entrelaçam como o tear da moça tecelã, mostrando uma relação de desprezo , escárnio , indiferença do ser humano para outro ser humano retratada de modo arguto, porém chocante aos olhos de quem lê.Lição de vida , de moral, de bons costumes , de caráter permeiam as duas obras. Cada uma ,com sua particularidade , o conto da cinderela bonita , mas mal cuidada após a morte da mãe , já que o pai cedeu aos caprichos de sua nova e má esposa e suas diabólicas filhas, bonitas exteriormente , mas de um caráter e uma maldade sem qualquer precedente.Uma moça tecelã que magicamente construia sua vida no fio da agulha, tecendo com simplicidade , mas com esmero e requinte seus anseios.Fios que viram botas , chapéus , casas , palácios , mas infelicidade por causa da ganância desenfreada de sua companhia , passarinhos que protegem cinderela, pombinhas que a ajudam a catar lentilhas ; enfim, tudo em nome da magia para retratar e punir as maldades , mesmo que essas tentem sobrepor , de qualquer modo , aos preâmbulos da moral , da dignidade.O senso comum de uma bonita cinderela e seus amiguinhos e a moça tecelã e suas mágicas agulhas souberam driblar as maledicências, o mal caratismo e a ganância e triunfaram de forma artesanal no fim da estória.A fantasia se mistura à realidade para compor uma fábula , mas com moral de uma realidade vivida pelo ser humano em nome da escolha mais sofisticada em detrimento de uma vida feliz de modo mais smples.Do ponto de vista da narrativa alternam - se o pretérito perfeito e o imperfeito do indicativo e os cenários apenas servem de apoio para a imposição dos fatos , sem destaque que o mereça.Nos dois contos ,existem pequenas ilustrações: uma bonita cinderela agachada e esbaforida e uma moça entre os novelos , representando a montagem e a desmontagem do tear, após concluir que tudo aquilo que construiu , cedendo aos caprichos de sua companhia lhe trouxeram infelicidade.
PROPOSTA DE ATIVIDADE:Público - alvo: alunos da 1ª série do ensino médio.Motivo: trabalhar com os alunos lição de cidadania , moral , ética e bons costumes.1º passo: propor a leitura dos dois contos em sala de aula.Inicialmente, cada um de forma individual ; em seguida, uma releitura com participação dos alunos , tentando tirar de cada um uma entonação que dê vida à fabula e represente cada personagem e sua magia.2º passo: discussão temática: moral / caráter / ganância.3º passo: cada ser humano se depara , em diversas fases da vida , com escolhas e essas escolhas abrem opções , criam soluções , mas também , problemas. Ou seja , nenhuma escolha é livre de conseqüências , julgamentos e responsabilidades ( o aluno refletir sobre isso ).ENFIM, APRENDER , DIVERTINDO.Material usado: acesso à internet para busca do conto , filme ( caso haja disponível ) , cartolina para desenhar os personagens e um palco para encenação de pequenos excertos que entrelaçam as duas obras. Comentário de: NADIM ABDALLA SAAD FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário